segunda-feira, 13 de abril de 2009

Dez Maneiras curiosas de economizar eletricidade e preservar a natureza

No mundo em que vivemos, a energia elétrica tem uma importância fundamental, e sem ela tudo seria mais difícil. Mas para aproveitarmos todos os seus benefícios precisamos aprender a usá-la na medida certa.
É possível gastar menos, evitando acidentes e ajudando o País a economizar recursos para a produção de eletricidade.

A seguir, dez maneiras de economizar energia elétrica:



  • Iluminação

Aproveite, sempre que possível, a luz do sol, evitando acender lâmpadas de dia. Mas não esqueça de que a iluminação deve ser adequada a cada ambiente, pois tanto a falta como o excesso são prejudiciais aos olhos, por isso não pinte com cores escuras as paredes internas de sua casa, pois elas exigem lâmpadas mais fortes, que ocasionam maior gasto de energia elétrica.
Não use lâmpada muito forte onde não for necessário.
As lâmpadas incandescentes são as que mais consomem energia elétrica: quando for substituí-las dê preferência por outras mais modernas e econômicas.
Observação: Ao trocar uma lâmpada não toque na sua parte metálica para evitar choques.
  • Geladeira e freezer
A geladeira facilita muito a vida mas é o eletrodoméstico que mais gasta energia em casa: quase um terço de toda eletricidade que você consome.
A porta da geladeira ou do freezer somente deve ser aberta quando realmente houver necessidade, e você deve retirar de uma só vez, sempre que possível todos os alimentos de que necessita, evitando deixar a porta aberta por tempo maior do que o necessário. Atente para que o seu aparelho esteja protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão, e que a borracha de vedação esteja em bom estado, a fim de evitar a fuga de ar frio. Os alimentos, quando ainda quentes não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer. Faça o degelo sempre que necessário. Não utilize a parte traseira da geladeira para secar panos e roupas.
  • Televisão

Não deixe o televisor ligado sem necessidade. Evite o hábito de dormir com o televisor ligado. A televisão pode gastar 10% ou mais de toda energia consumida em sua casa. Na compra de um aparelho novo, dê preferência a um que possua "timer" (temporizador).

Observação: Ao instalar ou reparar antenas de TV, quando houver fios elétricos nas proximidades, tenha cuidado! Se a antena tocar os fios, você corre o risco de ser eletrocutado.
Prefira sempre chamar profissionais especializados para fazer esse serviço.
Nunca mexa no interior do televisor, mesmo que ele esteja desligado, pois uma carga elétrica pode estar acumulada e provocar choques graves.

  • Ar-condicionado


Mantenha as portas e janelas fechadas ao usar o aparelho de Ar-condicionado, e limpe os filtros periodicamente, pois filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Não use o condicionador de ar sem necessidade, isto é, quando a temperatura ambiente for agradável, nem instale o aparelho exposto aos raios solares. E também habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

  • Chuveiro elétrico

O chuveiro é um grande consumidor de energia! Ele sozinho chega a gastar 25% do consumo de sua casa.
Não demore muito tempo no banho. Lembre-se de que na posição "verão" o chuveiro gasta 30% menos de energia que na posição "inverno". Não tente reaproveitar uma resistência "queimada", pois isso acarretará aumento de consumo e colocará em risco sua segurança. Limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro.

Observação:
Não mude a chave inverno/verão de seu chuveiro enquanto estiver ligado porque você poderá levar um choque.

  • Ferro elétrico


As roupas que requerem temperaturas mais baixas devem ser passadas em primeiro lugar;
use-o na temperatura adequada para cada tipo de tecido.
Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma só vez. O aquecimento do ferro elétrico várias vezes ao dia provoca um grande desperdício de energia. No caso de ferro elétrico automático, recomenda-se usá-lo na graduação correta de aquecimento para cada tipo de tecido, iniciando-se o trabalho pelas roupas mais pesadas. Nunca esqueça o ferro elétrico ligado, pois, além de desperdiçar energia elétrica, você corre o risco de provocar graves acidentes.

Observação: Desligue o ferro elétrico no interruptor antes de puxar o fio da tomada.

  • Máquinas de lavar roupa, de lavar louça e secadoras

A Máquina de lavar roupas é responsável por 5% do consumo de sua residência.
Utilize-as com suas capacidades máximas. Seu funcionamento com poucas peças implica desperdício de energia elétrica e de água. Nos casos das máquinas de lavar roupa e louça, limpe o filtro com freqüência e utilize a quantidade adequada de sabão ou detergente (evitando assim repetir operações da máquina). Leia atentamente o manual do fabricante para tirar o máximo de proveito de seu equipamento.

  • Aparelhos elétricos ou eletrônicos ligados á tomada

Aparelhos eletrônicos que trabalham com controle remoto (como TV, aparelho de som, video cassete, etc) ou tem fonte externa (Alguns tipos de impressora, modem externo, recarregador de celular, eliminadores de pilhas em geral, etc), mesmo desligados, estão consumindo energia. É pouco, mas se um aparelho que consome apenas 1W fica sempre ligado(regime 24x7), representará no final de um mês 0,720 KWh (1x24x30). Vários aparelhos neste estado somados, podem dar uma grande diferença na conta mensal. Tire esse aparelhos da tomada, quando não estiver usando.

  • Instalações

Instalação mal feita ou com defeito gasta muito e é perigosa!
Verifique periodicamente o estado geral da instalação elétrica de sua residência.
Use isoladores para prender os fios.
Não faça instalações com fios de bitolas diferentes.
Use os fios certos, de acordo com os equipamentos existentes.

  • Computadores e outros equipamentos


Ative o energy saver, do seu monitor (modo econômico);
Economize energia com o Windows.

É possível fazer com que o micro, depois de determinado tempo de ociosidade, desligue o monitor e o disco rígido, e deixe todo o sistema hibernando até que você movimente o mouse ou pressione alguma tecla. Além do protetor de tela, que evita que uma imagem congelada acabe desgastando o fósforo do seu monitor, o Windows oferece alguns meios para você economizar energia. Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e selecione Propriedades;Selecione a ficha "Proteção de tela" e clique no botão Energia.O próprio Windows sugere alguns "esquemas de energia".

Leitura e controle do consumo de eletricidade:
Aprender como se lê o medidor( relógio de luz) é importante para acompanhar e controlar o consumo de eletricidade de sua casa e até para reclamar de contas erradas.

Siga as orientações para gastar menos e evitar acidentes:

Não ligue vários aparelhos elétricos ao mesmo tempo.
  • Nunca mexa nos equipamentos elétricos com as mão molhadas ou pisando em lugares úmidos.
  • Não coloque facas, garfos ou qualquer outro objeto de metal dentro dos aparelhos elétricos ligados.
  • Para limpar ou consertar eletrodomésticos, desligue-os da tomada.
  • Quando você for mexer em algum aparelho elétrico ligado, nunca encoste em canos metálicos d´água ou de gás. Como estão em contato com o solo, a corrente elétrica poderá passar através de seu corpo e provocar acidente fatal.
  • Se ao ligar geladeira, torneiras e chuveiros elétricos você levar um choque, é porque existe problema com o aterramento (fio terra) na instalação. O melhor a fazer nesse caso é chamar logo um eletricista de sua confiança.
  • Ao comprar aparelhos equipamentos elétricos, verifique nos manuais que os acompanham detalhes sobre o aterramento dos mesmos.
  • Evite usar extensões ou "benjamim". É uma solução perigosa. Muitos aparelhos ligados numa mesma tomada aquecem demais os fios e podem causar um curto-circuito, além disso, provocam danos à instalação elétrica e gastam mais energia.
  • Como calcular o consumo de equipamentos elétricos:

    Para calcular o consumo de energia elétrica é só você multiplicar a potência do aparelho pelo número de horas que ele é usado no mês.
    Exemplo 1: Uma lâmpada de 100W que fica acesa 5 horas por dia durante 30 dias por mês, corresponde a um consumo de:
    Consumo = 100W x 5 horas x 30 dias/mês = 15.000Wh/mês ou 15kWh/mês
    Exemplo 1: Um chuveiro de 4.000W que é utilizado por uma hora por dia durante 30 dias por mês, corresponde a um consumo de:
    Consumo = 4.000W x 1 hora x 30 dias/mês = 120.000Wh/mês ou 120kWh/mês
    Nota: para determinar-se o custo do consumo mensal de algum aparelho, basta multiplicar seu consumo mensal em kWh pelo valor cobrado pelo kWh pela sua empresa de energia elétrica, geralmente expresso na fatura mensal.

    Um comentário:

    1. Mt boum
      eool tirei um notão no trabalho da minha ekola
      kom esse relatório
      mt obrigada de verdade

      ResponderExcluir